O projeto SHIFT-HUB (2023-2025, financiado pelo Horizonte Europa) tem como objetivo estabelecer um hub pan-europeu de inovação em Smart Health (Smart Health Innovation Hub) com capacidade de reunir uma vasta rede multidisciplinar de stakeholders vindos das diferentes dimensões da quadruple hélix (cidadãos, decisores políticos, academia, e indústria). A missão desta rede será facilitar o desenvolvimento, promover, e fomentar a adoção de tecnologias e serviços de Smart Health. Ao colocar ao serviço dos pacientes e cidadãos europeus uma comunidade forte de criadores na área das tecnologias digitais, suportados por profissionais e pelas instituições de saúde que os representam, o SHIFT-HUB irá possibilitar uma alteração de paradigma: passar de um sistema de saúde reativo para um sistema de saúde proativo e personalizado, focado na manutenção da saúde em vez de apenas no tratamento. Em simultâneo, para fomentar o desenvolvimento e a testagem de tecnologias, o projeto SHIFT-HUB irá desenhar e implementar um teste piloto de tecnologia Smart Health e oferecer acesso seguro a dados anonimizados que poderão ser utilizados para o desenvolvimento de soluções digitais em saúde. O SHIFT-HUB tem ainda como objetivo atuar como uma “porta de entrada”, facilitando o acesso de profissionais, pacientes e cidadãos a tecnologias saúde inteligente aproveitando a já existente e densa rede de Digital Innovation Hubs europeias. Por outro lado, o ecossistema SHIFT-HUB irá promover uma mudança cultural entre stakeholders de várias origens, induzindo um processo de aprendizagem mútua, enriquecimento de competências e fomentando a transferência de conhecimentos.
A Universidade do Porto (UP), via Porto4Ageing/Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável, terá o papel de liderar o Work Package 6 (focado na sustentabilidade do projeto) e estabelecer uma rede europeia que priorizará colaborações com outras redes existentes e oferecer aos seus participantes oportunidades de cooperação, impulsionadas por inovações de saúde digital.
Para além disso, a UP será ainda responsável por compilar um conjunto de recursos educacionais que irão permitir aos membros da comunidade – em particular profissionais de saúde e pacientes – adquirir competências para explorar e utilizar novas soluções no campo da Smart Health.
Se quiser estar a par das novidades ou colaborar com projeto SHIFT-HUB, preencha o seguinte formulário: https://forms.gle/AEqPPYXif6wDfKTW6