No dia 18 de maio, realizou-se a primeira edição de 2023 dos Morning Health Talks, um evento promovido pela EIT Health. Os participantes envolveram-se numa discussão estimulante como parte do esforço contínuo do programa EIT Health RIS para desenvolver ecossistemas de inovação locais. Organizado no Porto pelo EIT Health Hub da Universidade do Porto, o encontro intitulado “Navegando Barreiras à Inovação: Perspetivas do Sistema de Saúde Português” reuniu líderes, empreendedores e especialistas em saúde.
O evento contou com a participação de representantes de hospitais públicos, privados e do setor social, ordens profissionais, investigadores, empreendedores e convidados internacionais com experiência em promoção de inovação no setor. Ao longo da manhã, este grupo diverso de especialistas, discutiu sobre os principais obstáculos à inovação nas instituições de saúde e no sistema de saúde português.
De entre os vários obstáculos à inovação identificados, destacam-se os seguintes:
- Sobrecarga burocrática do sistema de saúde português;
- Resistência por parte dos profissionais de saúde e administrativos;
- Existência de duplicações de esforços e falta de sinergias entre as organizações de saúde.
De modo a superar estas barreiras, potenciais estratégias foram acordadas:
- Melhorar a comunicação e interoperabilidade entre serviços e sistemas;
- Promover a mudança de mentalidade entre os profissionais de saúde, criando um ambiente propício à inovação;
- Estabelecer parcerias e promover o envolvimento de profissionais de saúde na implementação de soluções inovadoras;
- Promover a colaboração entre organismos públicos e instituições privadas para impulsionar a inovação no setor de saúde;
- Estabelecer mecanismos de colaboração efetivos entre as diversas instituições de saúde, incluindo hospitais, centros de saúde, farmácias e empresas;
- Instituir uma estratégia comum de gestão e disseminação das boas práticas de inovação no setor de saúde em Portugal.
Chegando o evento ao seu término, tornou-se evidente que, apesar dos obstáculos, Portugal avança no sentido de impulsionar a inovação no sistema de saúde nacional. A necessidade de superar as barreiras identificadas, promover a colaboração e adotar uma abordagem baseada em necessidades reais e melhores práticas científicas foram destacadas como elementos essenciais para avançar no ecossistema de inovação em saúde.
A EIT Health Morning Health Talks continuará a promover discussões construtivas e a criar um espaço propício para a troca de ideias e experiências entre os principais atores do setor de saúde em Portugal e nos países participantes do programa EIT Health RIS.
Sobre a EIT Health:
A EIT Health é uma iniciativa europeia, envolvendo 13 países, que visa promover a inovação na área da saúde, impulsionando projetos e colaborações que tenham um impacto positivo na vida das pessoas. Através de parcerias estratégicas entre universidades, empresas e profissionais de saúde, a EIT Health busca impulsionar a transformação do setor e melhorar a qualidade e sustentabilidade dos sistemas de saúde na Europa.
Para mais informações, visite o site: www.eithealth.eu